destinos
Bruges
Bruges fica a apenas 97 km de Bruxelas, o que dá aproximadamente 1h de viagem de trem, e é um daqueles destinos perfeitos para um bate e volta (que foi o que fizemos). A cidade ficou muito conhecida no país por seu charme medieval e suas paisagens bucólicas e atrai milhares de turistas anualmente.
Chegamos em Bruges pela manhã e já nos encantamos logo de cara com suas ruas de pedra, grandes igrejas e um centrinho super charmoso. Nossa primeira parada foi na Grote Markt, principal praça de da cidade. Sua arquitetura é composta por diversas casinhas coloridas, além do Campanário, que é a torre mais alta de Bruges, com mais de 80 metros de altura. A praça também abriga o Museu de Bruges, a galeria do artista Salvador Dalí, além de muitos bares e restaurantes.
Em 1995, a praça foi totalmente revitalizada e a circulação se tornou exclusiva para pedestres. Mas, se você quer um pouco mais de conforto para se locomover, é possível andar de carruagem pela praça e voltar aos tempos clássicos.


Nossa próxima parada foi um passeio clássico em Bruges: um tour pelos seus charmosos canais. O passeio tem 30 minutos de duração, custa € 15 por pessoa e é imperdível. Achamos que é uma forma bem divertida e lúdica de conhecer os principais pontos da cidade, já que o guia vai explicando a história e curiosidades de Bruges durante o caminho. Só tome cuidado porque as pontes são bem baixinhas, então em alguns momentos vai ser necessário se abaixar para passar sem correr riscos, rs.
Como bons cervejeiros que somos, encerramos a nossa curta passagem por Bruges conhecendo a fábrica da cervejaria De Halve Maan, uma das mais tradicionais da Bélgica. O tour tem aproximadamente 45 minutos de duração e conta toda a história desde a fundação da cervejaria, além, claro, de um brinde no final. Caso você não se interesse pelo tour, é possível ir direto ao bar para degustar uma boa cerveja belga.
Apesar do pouco tempo, amamos Bruges e achamos que ela entregou muito mais do que Bruxelas. É uma cidade extremamente limpa, organizada e que soube preservar a sua arquitetura e história. Uma cidade digna de um conto de fadas.

