destinos
Cidade do Cabo
Depois de milhares de quilômetros percorridos, chegamos à Cape Town, uma das principais, senão a principal, cidade da África do Sul.
Nos hospedamos no Mojo Hotel, que fica em Sea Point, há apenas 5 km do centro e a 100 metros da praia de Sea Point. No térreo, há um mercado e diversos bares e restaurantes. Apesar de ter uma localização boa, não recomendamos este hotel. Quartos sujos, limpeza precária e funcionários mal-educados, que não se esforçam para ajudar o hóspede.
Perrengues à parte, Cape Town é uma cidade incrível e que vale muito a visita. Ela é bem similar à geografia do Rio de Janeiro, com belíssimas praias e muitos morros, e também tem uma das Sete Maravilhas Naturais do mundo: a incrível Table Mountain.
Visitamos as seguintes atrações durante os dias em que ficamos na cidade:
– Table Mountain
– V&A Waterfront
– Praia de Camps Bay
Table Mountain
A montanha tem mais de mil metros de altura e 3 km de extensão e é um dos principais símbolos da África do Sul. Você pode subir nela por meio de bondinho (bem parecido com o Pão de Açucar) ou fazendo uma trilha, para os mais aventureiros.
A vista de cima da montanha é surreal. Impossível descrever com palavras, mas acho que os adjetivos que mais chegam perto são exuberante, indescritível e inesquecível. A montanha é plana (por isso o nome de Table Mountain, “montanha da mesa”) e você pode andar por lá livremente.
Passamos horas explorando todos os cantos possíveis. De lá você consegue ver as praias, a cidade pulsando e até o Cape Town Stadium, estádio construído para a Copa do Mundo de 2010.
Além de tirar muitas fotos, acho que esse é um passeio para você refletir. Sempre que vou em lugares com vistas deslumbrantes, gosto de me sentar, olhar a natureza e pensar na vida e agradecer pelas conquistas.
Muitas pessoas vão até a Table Mountain no fim da tarde para ver o pôr do sol, que deve ser incrível, mas nós acabamos descendo antes.
Pontos importantes sobre a Table Mountain:
– A estação de bondinho e a Table Mountain podem fechar em dias de muito vento ou chuva forte. Por isso, recomendamos que você verifique o site da atração que mostra em tempo real as condições (http://tablemountain.net/). Se você estiver na montanha e escutar uma sirene, é hora de descer porque ela será fechada;
– Por ser muito alta, no topo da montanha venta muito. Mesmo que você vá no verão, considere levar uma blusa para não passar frio. Dê preferência por usar tênis ou botas próprias para caminhada porque há muitas pedras e você pode escorregar;
– Caso vá de carro, há um estacionamento próximo à montanha, mas chegue cedo porque há poucas vagas disponíveis;
– Recomendamos levar uma mochila com comidinhas e snacks caso pretenda passar um bom tempo na atração. Mas, se não levar nada e a fome apertar, não se preocupe: há um restaurante disponível na parte superior da montanha.
V&A Waterfront
Outra atração imperdível em Cape Town é o Victoria & Alfred Waterfront, localizado na área portuária da cidade.
Essa área foi revitalizada na época da Copa do Mundo de 2010 e se tornou um grande ponto turístico repleto de atrações: conta com shopping, restaurantes, bares, lojinhas de souvenirs, artistas de rua, passeios de barco e até uma roda gigante. Com certeza é um local que agrada a todos os perfis, seja um casal ou uma família.
Aproveitamos o dia ensolarado para almoçar em Waterfront. Por ser uma área extremamente turística, os preços costumam ser um pouco salgados, mas nada exorbitante (ainda assim era mais barato que São Paulo, por exemplo). Almoçamos e depois fomos até um bar com vista para a roda gigante e lá ficamos tomando alguns chopps enquanto curtíamos a paisagem (inclusive, você pode ver a Table Mountain dali).
Depois fomos bater perna (que é disso que o brasileiro gosta hahaha) e compramos lembrancinhas em uma lojinha de artesanato. Além dos tradicionais ímãs e copinhos de shot, na África do Sul é muito comum vender ovos de avestruz que são pintados à mão com temáticas da África. Achamos super diferente e resolvemos comprar um pra lembrar dessa viagem tão inesquecível.
No fim do dia, vários artistas de rua se apresentavam tocando instrumentos e dançando músicas típicas da região. Foi muito legal ver de pertinho a cultura africana e se divertir com a animação e o carisma das pessoas.
Praia de Camps Bay
Também fomos visitar a praia de Camps Bay, uma das mais famosas de Cape Town e favorita dos brasileiros que vão turistar ou morar na região.
A praia em si é muito bonita, tem um mar bem azul (porém extremamente frio) e areia branquinha. Há vários restaurantes e bares na região e dá para tomar uma cervejinha ou drink (não é permitido beber na praia) e é possível ver dali a Table Mountain (sempre ela haha) e a Lions Head, outra montanha famosa.
Como fomos no inverno, acabamos passando rapidamente pela praia, pois estava ventando muito. Mas recomendamos ir no final da tarde em um dos barzinhos na orla, pedir um drink e apreciar mais um pôr do sol incrível.
Dependendo de onde você estiver hospedado, você pode ir até Camps Bay de carro (fica a 20 min do centro), alugar uma bicicleta (consulte o site da Up Cycles) ou mesmo de ônibus.



